O SAP - Serviço de Alto-Falantes de Pesqueira funcionava como uma rádio sem ondas hertzianas. Foi inaugurado no dia 19 de março de 1946, portanto, completou 70 anos em 2016. Em dezembro de 1959 encerrou suas atividades, porém, em março de 2004, o quarteto formado por Laurene Martins, Evandro Henrique, João Ramalho e Enilson Flávio, o trouxe de volta.

Em setembro de 2009, esse Serviço de Alto-Falantes foi substituído pelo Sistema On-Line, via Internet, no endereço www.sappesqueira.com.br, deixando de ser um meio de comunicação de audiência localizada, para alcançar o mundo, por isso, não há mais distância que separe os ouvintes, do SAP.

Apesar dessa significativa mudança, permaneceu a sigla “SAP”, por causa da tradição.

Graças a esse avanço, o SAP já transmitiu para o mundo, em tempo real, sons e imagens, do nosso Carnaval, do Baile Municipal e da Festa dos ex-alunos, através da sua Rádio e TV Web, com exclusividade.

Do antigo SAP, fizeram parte: Dr. Aluízio Castro como colaborador, os locutores Manoel Leite, Ivan Siqueira, Walter Jatobá, Edson Trevas, Romeu Botto, Paulo Diniz e os irmãos Martins: Laurene, Lourival, Libério e Lenildo, além dos cronistas Luiz Neves, Albérico Soares, Jarival Cordeiro, Djanira Silva e Rinaldo Jatobá.

Para uma época em que só havia o telégrafo privativo da Rede Ferroviária em Pesqueira, como meio de comunicação, a instalação do Serviço de Alto-Falantes do SAP representou um grande avanço, fazendo a alegria e a diversão de muita gente.

A história, tradição, pioneirismo e a locução septuagenária de Laurene Martins, fazem da Rádio do SAP, a mais legítima voz de Pesqueira.

Atualmente, temos um SAP renovado, graças ao empenho, a dedicação e a força transformadora da atual equipe, composta por Laurene Martins, João Ramalho, Antônio Souza, José Carlos Morcourt, Valdson Castro e Aécio Flávio Galindo, que implantou e mantém o sistema do SAP na tela mundial.

O reconhecimento e a distinção dos apoiadores, ouvintes e internautas, têm sido fundamental para o SAP.


Subir