Aniversário de Pesqueira

 

Pesqueira fica localizada no Estado de Pernambuco, em uma região serrana, no Vale do Ipojuca, a 215 km do Recife, no final do Agreste e limite com o Sertão.

A história de Pesqueira começa no início de 1.660, com a missão de um padre junto à tribo Cariri, que habitava a serra do Ororubá, o qual batizou o local como Monte Alegre. Depois, o nome foi mudado para Cimbres, que se tornou Vila, em 3 de abril de 1.762.

A fundação da Cidade data do ano de 1.800, quando uma fazenda começou a ser instalada ao pé da serra, por Manoel José de Siqueira, recebendo o nome de "Poço Pesqueiro", que progrediu com rapidez, devido a instalação de fábricas de doces e beneficiamento de tomates.

Em 13 de maio de 1836, já era uma povoação vistosa, sendo elevada à Vila, já com o nome de "Pesqueira", que se originou de um poço, onde se pescava.

Em 1880, a Vila Pesqueira foi elevada à categoria de cidade, com o nome de "Santa Águeda de Pesqueira", que não vingou, ficando apenas, "Pesqueira".

Os distritos do Município de Pesqueira são: Cimbres, Mimoso, Mutuca, Papagaio, Salobro, Ipanema, Cajueiro, Beira-Mar, Capim de Planta e Cacimbão.

O primeiro sistema de Radiofonia da cidade foi implantado pelo SAP, em 1946. Além do SAP, a cidade conta hoje com 4 emissoras de Rádios: Talismã FM, Jornal do Commercio AM, Rádio Urubá FM e uma retransmissora da Rede Brasil de Comunicação FM.

Topo
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com