HOMENAGEM AOS MÚSICOS

Criado: Sexta, 20 November 2009

 

Alguém já definiu a música como “A ARTE DE COMBINAR OS SONS DE FORMA HARMONIOSA”. Segundo Mário de Andrade, escritor e professor de História da Música, “A MÚSICA É A ARTE DAS ARTES”.                Mesmo não se sabendo com exatidão a época, tem-se notícias de que ela acompanha o homem desde os primórdios e é difícil acreditar que exista alguma pessoa que não aprecie uma boa música.

No dia 22 de novembro, comemora-se o DIA DA MÚSICA e ao mesmo tempo presta-se com toda justiça, homenagem aos músicos, os quais são responsáveis pela difusão, evolução e aperfeiçoamento desta que é considerada como “A MAIS COLETIVISTA DAS ARTES”.

Prestar homenagem aos músicos, é para nós, mais de que uma obrigação. Quem é capaz de nos proporcionar momentos inesquecíveis nos bailes, nas festas, nas serestas, nas retretas, nas noitadas e nos concertos ou em nossas casas, quando solitários, procuramos afastar a nostalgia ouvindo música? É claro que recorremos a um bom instrumentista, a um cantor ou a uma orquestra. Até, quando queremos dormir, não dispensamos uma boa dose de música para nos acalmar. A nossa Pesqueira é, com toda justiça, reconhecida como berço de grandes músicos.

É impossível enumerarmos os grandes instrumentistas e maestros que saíram daqui para brilhar em outros centros mais adiantados. Há também aqueles que por falta de oportunidade ou por desejarem, permanecem aqui, para a nossa alegria, nos deleitando com os seus maviosos acordes. Para não cometermos injustiças, evitamos citar nomes, mas fazemos questão de solicitar aos programadores musicais de nossas emissoras que homenageiem os nossos músicos, maestros e compositores fazendo tocar obras musicais que tenham os mesmos, como intérpretes ou autores.

Esta é, a meu ver, a maneira mais justa que temos para externar o nosso reconhecimento a eles e ao mesmo tempo ressaltar a importância que a música exerce sobre as nossas vidas.

A prova inconteste do que afirmamos, está no fato de a música se fazer presente nos momentos mais marcantes do nosso dia-a-dia. São raros os amores, romances, encontros ou desencontros, que não tiveram ou têm uma canção como tema musical.

Conforta-nos, como amante da música, constatar que felizmente parte da nossa juventude está despertando para a importância dessa arte e está procurando estudar. Isto é comprovado pelo número de jovens que se apresentam em encontros musicais, tocando instrumentos diversos, dando esperanças de que dentro de pouco tempo, ocuparão espaços importantes no nosso meio artístico-musical.